top of page
Buscar
  • Maurício Bongiolo

As principais formas de se aplicar o Gel Coat



O Gel Coat desempenha um papel muito importante na fabricação de peças de fibra de vidro. Além de dar beleza à elas, ele também as deixa mais resistentes às intempéries. E é justamente por causa disso que a sua aplicação deve ser feita com muito cuidado.


Muitos profissionais utilizam rolos e pincéis desenvolvidos especificamente para pintura para aplicar o Gel Coat no molde. Isso não é recomendado, já que essas ferramentas não são próprias para isso e podem deixar a camada de Gel Coat desuniforme e impactar na qualidade da peça.



A seguir, falaremos sobre as principais formas de se aplicar o Gel Coat na superfície de peças de fibra de vidro.


Aplicação com pistola


A aplicação com pistola é a mais utilizada, pois possui um grande custo-benefício. São utilizadas as pistolas com caneca invertida, com bico de até 4 mm.


Essas pistolas operam com baixa pressão (até 50 libras), o que é ideal para não prejudicar a qualidade do Gel Coat aplicado na peça. Na hora da aplicação, a pistola deve ser mantida a uma distância de mais ou menos 40 cm da peça.


É válido lembrar que o Gel Time (Tempo de Gel) médio a 25ºC é de 10 minutos. Então, é preciso tomar muito cuidado para o Gel não polimerizar na caneca. Após a aplicação, a pistola deve ser lavada imediatamente com solvente à base de acetona.


Aplicação Air-Less


As Gelcoateadeiras Air-Less são os equipamentos mais recomendados para a aplicação do Gel Coat. Isso porque elas padronizam e facilitam a aplicação do Gel e evitam ao máximo o desperdício de matérias-primas.


Essas Gelcoateadeiras também requerem atenção, principalmente na questão da aspersão do Gel durante a aplicação. Problemas podem ocorrer devido à agressividade das matérias-primas, que corroem os retentores e os bicos de pulverização.


Para evitarem possíveis complicações na hora da fabricação das peças de fibra de vidro, os profissionais devem submeter as Gelcoateadeiras Air-Less à manutenções periódicas, de acordo com as recomendações de quem as fabricou.


Aplicação Spray-Up


A aplicação Spray-Up é feita por meio da Gelcoateadeira Spray-Up. Apesar de muito funcional, essa Gelcoateadeira possui menos recursos que a Air-Less e requer maior atenção e experiência dos profissionais envolvidos no processo de fabricação.


Além disso, elas podem requerer maior manutenção e avaliação constante das peças.


A escolha entre uma ou outra forma de aplicação do Gel Coat dependerá do processo de fabricação, e também das características que a peça que será fabricada deverá ter.


Mas todas elas proporcionam três benefícios em comum:

São mais precisas no processo de aplicação do Gel do que os rolos e pincéis, ainda utilizados por muitos profissionais;Agilizam e facilitam o processo de aplicação, o que diminui o tempo de fabricação das peças de fibra de vidro;Contribuem para que o Gel Coat cumpra o seu principal papel, de dar beleza à peça e protegê-la contra as intempéries.


Qual dessas formas de aplicação do Gel Coat você utiliza? Qual considera a mais benéfica? Deixe sua opinião nos comentários!

148 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page